Aqui veremos como fazer a diagramação de um texto comum (A4) para o formato livro, no programa mais comum de edição de textos: MsWord. Os que usam o BrOffice terão problemas com algumas configurações, pois ele tem um pouco menos opções que o Word.

Mas quem quiser realmente trabalhar com diagramação (editoração) poderá se aventurar no PageMaker ou no InDesing da Adobe. Qualquer dúvida sobre esses programas, nós podemos dar uma ajuda.

---------------

Primeiramente o texto está disposto numa página A4. Observe que o zoom está em 80% e o espaço de texto é de 15,5 cm.

Vá em arquivo/configurar página. Na aba papel mantenha o tamanho do papel ou verifique se está em A4.

Na aba margens escolha na categoria páginas o tipo livro. Depois, o número de páginas por caderno (é comum usar 16; seriam 8 páginas A5). Essa configuração livro dividirá automaticamente a página A4 em duas A5, distribuindo o texto no novo espaço.

Ajuste as margens também. Isso é importante pois haverá a costura no meio, o que comerá um pouco de espaço, e o corte na parte de fora, mais um pedaço. Faça a previsão desses espaços perdidos.

Vejamos como ficou. O zoom permaneceu igual mas o espaço do texto (a mancha) diminuiu para 10,0 cm.

Agora podemos configurar o corpo a fonte, o tipo da fonte, ajustar os parágrafos (alinhamento, primeira linha, espaçamento entre linhas, etc.), inserir número de páginas, notas de rodapé, figuras, fotos, tabelas, etc. O espaço para estas coisas já está delimitado e formatado para sair igual como num livro.